Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
pré enem
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
03/03/2020
Previsão de Fim:
28/10/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Várzea Alegre
Icó
Lavras da Mangabeira
Cedro
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Regiopidio Goncalves de Lacerda
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Sinval Bezerra Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/03/2020 28/10/2020
Regiopidio Goncalves de Lacerda IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/03/2020 28/10/2020
Roberta da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/03/2020 28/10/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM é uma prova realizada pelo Ministério da Educação para, entre outros fins, avaliar a qualidade do Ensino Médio no país.Também é utilizado como principal instrumento de avaliação e ingresso no nível superior nas Universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificado - SISU e adotado também pela rede privada de educação superior como forma de ingresso, em muitos casos substituindo o vestibular tradicional. A aplicação do Exame atingiu a marca de 6,7 milhões de inscritos em 2018 o que o confirma como instrumento de fundamental importância na vida estudantil dos jovens brasileiros que buscam além de outros elementos o ingresso no nível superior de ensino. A partir desta observação faz-se necessário sempre uma abordagem especial em relação a este exame por parte das instituições de ensino a fim de proporcionar aos seus discentes as melhores condições de competição no certame em tela.
Justificativa
Visando uma melhor preparação do corpo discente do IFCE-Campus Cedro frente a prova do Enem e aproveitando ao máximo as condições humanas e materiais oferecidas pela instituição, corpo docente e estrutura física, O Campus Cedro buscando ainda cumprir a sua missão de oferecer ao seu alunato a a comunidade em geral o que há de melhor no que se refere a preparação para o mercado, a universidade e a cidadania oferece o presente curso de extensão voltado para a preparação para o ENEM-2020. O curso consistirá em aulas preparadas exclusivamente para a abordagem do Exame Nacional do Ensino Médio, será oferecido de forma totalmente gratuita para alunos do IFCE e o público Externo em geral, será realizado nas dependências do Campus Cedro entre os meses de março e Outubro com aulas que tratam de especificidades do Enem, resolução de exercícios e aulas conjuntas e interdisciplinares abordado habilidades e competências pertinentes as quatro áreas de conhecimento e suas respectivas tecnologias.
Público Alvo
Alunos que estejam aptos a se inscreverem no ENEM 2020.
Objetivo Geral
Proporcionar aos alunos do IFCE e ao público em geral uma melhor preparação e consequente capacidade de competitividade no Exame Nacional do Ensino Médio -ENEM/2020.
Objetivo Específico
Ampliar as perspectivas do corpo discente do IFCE e da comunidade em geral em relação a vida estudantil e o ingresso no nível superior Estreitar ainda mais os laços entre o IFCE Campus Cedro e a comunidade que o cerca. Promover através da melhor preparação para o ENEM a possibilidade de verticalização do ensino. Promover uma maior interação e integração entre os discentes do IFCE Campus Cedro e a comunidade em geral com o Instituto Federal de Educação.
Metodologia
O curso de extensão pré Enem 2020 do IFCE Campus cedro ocorrerá de 03 de Março de 2020 até 28 de Outubro de 2020. As aulas serão ministradas sempre as terças e quartas feiras no período da noite tendo início as 19:00h e término as 21:00h. Serão ministradas aulas de Matemática, Biologia, Física, Química, Português, Inglês, Espanhol, Literatura, Redação, Geografia, História, Sociologia e Filosofia e atualidades, além de laboratório de Redação. As aulas abordarão um tema específico contido na matriz curricular do Exame Nacional do Ensino Médio detalhado de acordo com as habilidades e competências específicas de cada área, preferencialmente de forma interdisciplinar e contextualizadas com comentário e resolução de exercícios. Quando possível as aulas serão ministradas por mais de um professor de matérias afins para que a contextualização dos conteúdos e a interdisciplinaridade estejam sempre presentes facilitando o aprendizado por parte dos alunos. O material a ser utilizado em cada aula deverá ser disponibilizado com antecedência para o aluno, mesmo que de forma virtual, para que o mesmo tenha contato prévio com os exercícios e conteúdos a serem aplicados para melhor aproveitamento do tempo de estudo domiciliar. Além das aulas serão realizados debates, palestras, seminários e mesas redondas acerca do ENEM tanto no que se refere ao exame em si, metodologia, novidades, importância etc., quanto aos seus conteúdos e temas transversais, meio ambiente, globalização, geopolítica etc. As atividades do curso serão intensificadas com a proximidade do exame a fim de fazer com que o público alvo do curso tenha uma melhor preparação e motivação para a prova.