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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Gestão do futebol: Perspectivas e desafios para o futuro.
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
11/02/2020
Previsão de Fim:
12/02/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Empresas Juniores
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Mala direta
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Apresentação
Ciclo de Debates
Oficina
Seminário
Nome do Responsável:
Emmanuel Alves Carneiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Beatriz Vieira de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 11/02/2020 12/02/2020
Angela Maria Nunes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 11/02/2020 12/02/2020
Caio Víctor Lima Malveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 11/02/2020 12/02/2020
Elizangela Pinto Fernandes de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 11/02/2020 12/02/2020
Emikelly de Castro Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 11/02/2020 12/02/2020
Emmanuel Alves Carneiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 11/02/2020 12/02/2020
Glória Lima Freire IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 11/02/2020 12/02/2020
Jahi Mota Cabral Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 11/02/2020 12/02/2020
Laryssa Ellen Rodrigues Mota IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 11/02/2020 12/02/2020
Livia Ximenes Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 11/02/2020 12/02/2020
Pedro Jorge Rodrigues Gondim IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 11/02/2020 12/02/2020
Roberto Marcelino Gama IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 11/02/2020 12/02/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Grupo de estudo em cultura, esporte e lazer Não
Fundação de cultura e apoio ao ensino, pesquisa e extensão Não
Associação brasileira de gestão do esporte Não
Sindicato dos atletas de futebol do estado do Ceará Não
Colégio brasileiro de ciências do esporte Não
Secretaria nacional de esportes Sim Termo de execução descentralizada
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 17.100,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 39.780,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Futebol é uma paixão nacional. Tal afirmação, segundo Helal (2002), é construída como se este esporte fosse uma propriedade brasileira, de tal forma que aqui temos os melhores times, os melhores jogadores e somos os maiores conhecedores deste esporte no mundo. Esta frase pode nos levar para dicersos caminhos e um deles especial tratado aqui como gestão ou mesmo a lógica de negócio no futebol brasileiro ficou caracterizada pelo crescimento de recursos financeiros dos clubes e o aumento muitas vezes seu endividamento, a popularização das transmissões das partidas de futebol pela TV, o crescimento do nível salarial dos atletas, o fim do passe dos jogadores e o êxodo crescente dos atletas brasileiros para outros países. Esta fase foi denominada de futebol-negócio por vários autores (LEONCINI, 2005; GONÇALVES; CARVALHO, 2006; SCHARF, 2010; GASPARETTO, 2013; SILVA JÚNIOR et al., 2014). Do ponto de vista da gestão, os mercados produtores e consumidores de espetáculos esportivos sofreram grandes transformações desde que os ingleses inventaram o futebol moderno. Inicialmente o futebol moderno era praticado pela elite inglesa, sendo considerado apenas uma atividade cultural típica da burguesia. Na verdade, o surgimento do mercado consumidor de espetáculos esportivos não é um evento histórico, mas um processo mais ligado à popularização de sua prática, conforme Bourdieu (1983). A popularização da prática cria as bases para a consolidação da indústria do espetáculo de futebol, ou seja, cria a demanda ou o gosto de assistir aos jogos de futebol. Para Bourdieu (1983), os esportes ditos populares também funcionam como espetáculos cujo interesse dos consumidores se deve principalmente à participação imaginária que a experiência passada de uma prática real autoriza. Para Ekelund (1998) foi a partir dos torcedores que todos os outros clientes (TV, patrocinadores, etc.) surgiram. "Quando você avalia economicamente um clube de futebol, o seu valor (ou seja, sua capacidade de geração de receitas) está na força (devoção) e distribuição desses seus clientes principais: quantos torcedores o clube tem? Qual é o retorno de um jogo em termos de audiência (tanto no estádio quanto pela TV)? Quantas pessoas adoram este clube e qual a intensidade desta devoção? Qual é a expansão demográfica dos torcedores? Etc." No entanto, apesar de o torcedor representar o consumidor final de espetáculos futebolísticos, existem outros agentes consumidores importantes para os clubes de futebol: os consumidores intermediários. Esses consumidores intermediários utilizam os campeonatos, clubes e jogadores como recursos, a mídia como instrumento de divulgação, a propaganda como negócio, o comércio de mercadorias esportivas, a construção da logomarca de um produto, tendo como "cliente final" de toda essa estrutura o torcedor. Ou seja, o mercado de intermediários, agora como produtores (a TV, a mídia e seus parceiros de negócio), operam para atender ao mercado "consumidor" alvo, no caso do futebol, os torcedores. Forças econômicas e políticas empurram os clubes e federações de futebol rumo à profissionalização e à mudança de posicionamento estratégico. No entanto, como se adequar às mudanças do ambiente sem sequer saber que ambiente é este? Neste seminario partiremos do pressuposto de que muitos agentes da indústria de futebol se posicionar como agente econômico, é necessário um entendimento preliminar de gestão e das características estruturais e dinâmicas de tal indústria.
Justificativa
Nesse sentido o evento tem a missão de fomentar a discurssão crítica e inovadora sobre a gestão do futebol do Brasil, diante das perspsctivas globais da modalidade, bem como propor propostas e ou modelos de boas práticas de gestão, para encrementar e melhorar os projetos e planejamentos estratégicos de todos aqueles que fomentam o futebol e usam dessa ferramenta para o desenvolvimento educacional, social e econômico da modalidade.
Público Alvo
Publico alvo é composto por gestores públicos e privados do futebol, secretarias de esportes, federações, clubes, estudantes, professores, pesquisadores e profissinais da gestão esportiva e da educação fisica, jogadore(as), treinadores (as) e arbitros(as) de futebol. O evento será gratuito e aberto ao público com inscrições realizadas previamente.
Objetivo Geral
Fomentar a gestão do futebol no estado do Ceará
Objetivo Específico
Capacitar gestores e profissionais para a prática de boa gestão no futebol Formar por meio do conteúdo abordado no evento novos gestores Aproximar acadêmicos da prática da gestão do futebol
Metodologia
Para tanto, o evento pretente contar com quatro mesas, duas paletras e três ofIcinas. A primeira mesa terá como discutir a gestão técnica do futebol de base, como se dá esse processo de trabalho, quais modelos de melhor gestão podem ser implementados para o desenvolvimento do futebol no processo de raiz em uma contrução contínua. Na segunda mesa tratará sobre a gestão de projetos sociais com o futebol, visando o amplo debate de entender esse fenomeno social, suas perspectivas, dificuldades e necessidades para o desenvolvimento desta vertente tão importante no cenário nacional, que é de dar a oportunidade para todos, a discursão deve ser estabelicidas por meio das fundações e associações relacionadas ao futebol social A terceira mesa discute um tema com caracteristicas mais modernas com a temática relacionada a gestão e o fair play – o futuro do futebol no Brasil, assunto discutido de forma contemporânea nos bastidores do futebol que vem para o amplo debate como forma de melhor compreender esse fenômeno. A quarta e última mesa nessa modalidade discute a gestão do futebol feminino, tem como base o fomento da participação das mulheres não somente na prática do futebol, mas como, quando e onde ela esta inserido nos processos de decisões do futebol no Brasil. O seminário é composto por duas palestras a primeira temática será em uma visão muito mais global, mostranto para os participantes a valorização do futebol e sua identidade em diferentes aspectos vividos na prática por todos aqueles que participam direta e indiretamente do desenvolvimento do futebol, portanto a temática nessa palestra trata da gestão e identidade do futebol no Brasil. E a segunda palestra trata especificamente da gestão democrártica do futebol no Brasil, uma visão de clube com decisões em ampla participação da comunidade, torcedores e gestores do clube, a ideia é trazer experiência exitosa sobre essa forma de gestão para enteder perdas e ganhos e acima de tudo a contribuição paa a evolução do futebol brasileiro. Na modalidade desse seminário de fomento ao futebol, irá se desenvolver com oficinas temáticas voltadas para gestão, o produto final dessas oficinas práticas é premiar no último dia do evento os principais trabalhos e/ou produtos realizados nas oficinas que tem um cunho totalmente prático. Oficinas de “Comunicação e Marketing em clubes de futebol”, “Projetos sociais envolvento futebol como ferramenta de desenvolvimento social” e por último “Statups no Futebol – Soluções tecnologicas para clubes de futebol”, essas três oficinas irão comtemplar os dois dias do seminário sobre a gestão do futebol no Brasil. Para compor as mesas, palestras e oficinas, sugerimos, uma serie de pesquisadores que a muitos anos se dedicam ao tema do futebol, alem disso ex jogadores, treinadores e jornalistas,que vivem cotidianamente as condições da gestão do futebol brasileiro, serão chamados para relarar experiências e percepções sobre o atual contexto. Deste modo entrelaçam um dialogo entre a Universidade e o contexto esportivo, para refletir sobre a gestão do futebol no país e impor prepositivas, sugestões e fomento no esporte a fim de incrementar novas possibilidades para o seu desenvolvimento. Em função da impotância desse debate, ao final do evento percebemos, a realização de mais uma iniciativa. A difusão de informação esta relacionada na produção de um livro contendo as informações do debate solicitado, por meio de uma chamada publica para produções dos capitulos relacionados aos temas do seminario alem de ser provocado aos palestrantes que conduza um texto de registro dos conteúdos de sua exposição. Desta forma um legado sobre as tematicas trabalhadas no evento.