Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Práticas lúdicas e corporais: Casa do povo
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
04/02/2020
Previsão de Fim:
15/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Mala direta
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisca Nimara Inacio da Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisca Nimara Inacio da Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/02/2020 15/12/2020
Thaidys da Conceicao Lima do Monte IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/02/2020 15/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Casa do povo Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Práticas lúdicas e corporais: Casa do povo tem o intuito de proporcionar atividades no âmbito do lazer com jogos e brincadeiras, desporto e atividades rítmicas e expressivas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que estão inseridas na Casa do povo, uma instituição ligada a paróquia São Francisco das Chagas de Canindé. Tal projeto surgiu da parceria IFCE e Cáritas brasileira regional Ceará, ao qual tem um acordo de cooperação firmado. A Cáritas é nacionalmente um dos organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que faz parte de uma das 164 organizações membros da Rede Cáritas Internacional presentes no mundo. A entidade visa o fomento às iniciativas de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional, Fundos Solidários, envolvendo jovens, mulheres, catadores(as) de materiais recicláveis, pequenos(as) agricultores(as), acampados(as) e assentados(as) de reforma agrária, ribeirinhos, quilombolas e indígenas, comunidades em situação de riscos e afetadas por desastres socioambientais, sempre valorizando ações locais, comunitárias e territoriais, em relações solidárias em que a luta por direitos e a construção de um desenvolvimento local, solidário e sustentável estão sempre presentes. O público alvo do projeto são crianças de ambos os sexos 08 a 14 anos que vivenciam um contexto social de vulnerabilidade e risco, nesse sentido o projeto se constitui como uma ferramenta importante de integração, socialização, apoio e enfrentamento as desigualdades sociais, além de propiciar um ambiente formativo para os discentes do curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE campus Canindé.
Justificativa
O projeto de extensão proposto se justifica pela necessidade inicialmente de atender a demanda de promoção de saúde, qualidade de vida, lazer e desporto para crianças e jovens no sentido de evidenciar a realização de práticas corporais diversificadas que irão contribuir com a sua formação humana, cidadã e social. Além de atender a demanda firmada no acordo de cooperação entre o IFCE e a surgiu da parceria IFCE e Cáritas brasileira regional Ceará, ao qual a Casa do povo de Canindé está inserida na Cáritas de Fortaleza, sendo solicitado o apoio do campus Canindé. Diante disso, o curso de Licenciatura em Educação Física se propôs a realizar o presente projeto de extensão visando atender ao tripé ensino, pesquisa e extensão. Ensino, no sentido de oportunizar aos discentes do curso de Licenciatura em Educação Física vivências na docência no projeto no formato de monitoria com orientação das professoras integrantes do projeto. Extensão por atender a comunidade externa ao campus e o município no qual o IFCE Canindé está inserido, e pesquisa pela produção científica que será proposta aos monitores e professoras integrantes. Evidenciamos ainda que o projeto atenderá o acordo de cooperação firmado entre Cáritas e IFCE em sua cláusula primeira, tópico "e" que visa: "Desenvolver processos formativos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de grupos ou comunidades em situação de vulnerabilidade social, com destaque para mulheres e jovens". Nessa perspectiva, esse projeto de extensão contribuirá com a promoção de práticas corporais e de lazer, bem como terá um cunho social.
Público Alvo
Crianças de 08 a 14 anos, de ambos os sexos que estão matriculadas na Casa do povo em Canindé.
Objetivo Geral
Desenvolver e oportunizar práticas lúdicas e corporais no âmbito do lazer e deporto para crianças de ambos os sexos inseridas na Casa do povo com o intuito de promover o direito social ao lazer, esporte e qualidade de vida.
Objetivo Específico
Fomentar atividades integrativas entre discentes do curso de Licenciatura em Educação Física e crianças e jovens em vulnerabilidade social na Casa do povo; Contribuir com a qualidade de vida e o lazer das crianças e jovens inseridas no projeto; Oportunizar a aprendizagem mútua entre os integrantes do projeto e o público atendido pelo mesmo; Incentivar a produção científica dos licenciandos com base nas vivências do projeto; Promover a auto estima e aceitação das crianças e jovens atendidas pelo projeto.
Metodologia
O projeto terá como lócus de atuação a Casa do povo, localizada no município de Canindé com a integração entre a coordenadora, professores integrantes do projeto, discentes do IFCE e crianças e jovens atendidos. Será ofertado 2 vezes por semana, sendo 2 horas de atividades diárias, totalizando 4 horas semanais. Serão utilizados os espaços utilizados na própria Casa do povo, dentre eles, quadra, salas, pátios e ambientes externos. As atividades desenvolvidas serão jogos, brincadeiras, atividades rítmicas e expressivas, esportes e ginásticas, na perspectiva de oficinas, como também atividades de planejamento e pesquisa para os licenciandos em Educação Física. Como atividades propostas apresentaremos a formação dos monitores, a produção científica e participação em eventos para a divulgação das atividades realizadas e momentos de encontros, debates e círculos de diálogo com as parcerias envolvidas. Os materiais utilizados serão construídos pelas crianças e pelos licenciados por meio de oficinas formativas e práticas. como também disponibilizados pela Casa do povo. O projeto será avaliado de forma sistemática durante todo o seu percurso de desenvolvimento com relatórios, reuniões e pesquisa de satisfação para análise e tomada de decisões sobre a melhoria do projeto.