Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
XADREZ NO IFCE - II MINICURSO DE INICIAÇÃO AO XADREZ
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação no Campo
Data de Início:
01/02/2020
Previsão de Fim:
01/02/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ubajara
São Benedito
Ibiapina
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Maria Erlene Vieira Matos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Asenharry Furtado da Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/02/2020 01/02/2020
Maria Erlene Vieira Matos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 01/02/2020 01/02/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
CLUBE DE XADREZ DE UBAJARA Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso de extensão em Xadrez para iniciante terá carga horária de 4h, de forma presencial, voltado para ao público interno e externo. O minicurso será oferecido pelo IFCE-Campus Ubajara, em parceria com o Clube de Xadrez de Ubajara, de forma gratuita e será ofertado 40 vagas, sendo 20 vagas para o público interno e 20 vagas para o externo, sem exigência de idade. Será ministrado pela professora Maria Erlene Vieira Matos, servidora docente do Campus Ubajara, área Educação Física, com o apoio dos discentes Davi Elias da Silva Cordeiro e Asenharry Furtado da Rocha (membro do Clube de Xadrez de Ubajara)
Justificativa
A educação por meio de jogos tem se tornado um objeto de estudo bastante pesquisado, com diversas formas de abordagens. Estudos de Neto e Peres (2014), abordam que o jogo de xadrez traz benefícios devido suas características e podem desenvolver habilidades diversas a nível intelectual, ajudando no rendimento escolar e desenvolvimento social. O ensino do Xadrez tem como principais benefícios o estímulo da memória, o aumento da capacidade de concentração, a velocidade de raciocínio, a tomada de decisões, nsina o jogador a aceitar a vitória e/ou a derrota de modo que este as visualize não como sinônimo de sucesso e ou de fracasso.(FERREIRA, 2019). Conforme Ferreira (2019), é Considerado o segundo esporte mais praticado no mundo, sendo o primeiro, o futebol. É uma atividade que estimula a imaginação contribuindo para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e velocidade de raciocínio. Ensina o jogador a aceitar a vitória e/ou a derrota de modo que este as visualize não como sinônimo de sucesso e ou de fracasso.(FERREIRA ,2019). Dentre as habilidades que podem ser desenvolvidas pelo hábito da prática do xadrez destacam-se a concentração, atenção, paciência, análise e síntese, imaginação, criatividade, planejamento, organização nos estudos, entre outras (REZENDE, 2005; FRANCISCO, 2009). Diante dos benefícios comprovados sobre sua influência no desenvolvimento e comportamento estudantil, justifica-se o minicurso de extensão em xadrez para iniciantes, no IFCE, como uma das ferramentas do processo ensino aprendizagem, através deste jogo de raciocínio, que irá beneficiar todos os participantes.
Público Alvo
Comunidade de Ubajara e cidades vizinhas
Objetivo Geral
Promover o ensino do xadrez para iniciantes, de forma que melhore o nível de atenção, concentração, memorização, criatividade, paciência, autocontrole, facilitando o processo de aprendizagem dos participantes
Objetivo Específico
Promover o ensino e a aprendizagem do jogo de Xadrez; - Estimular a prática do jogo de Xadrez no IFCE - Campus Ubajara; - Melhorar o convívio social dos participantes, através do jogo de Xadrez; - Promover momentos de descontração e alegria dos participantes, através das partidas de Xadrez; - Estabelecer uma relação de ensino e aprendizagem entre os participantes; - Melhorar o nível de raciocínio dos participantes de forma que contribua no processo ensino-aprendizagem na sala de aula e na vida cotidiana
Metodologia
O curso iniciará com um breve histórico do Xadrez, Sua Importância (na melhoria do raciocínio, aprendizagem e concentração); objetivos do jogo; identificação das Estudo do tabuleiro; Movimentação das peças; Registro de uma posição; Promoção ou coroação; valor das peças; Xeque; Xeque mate; Roque pequeno; Roque Grande; Abertura; Anotações.