Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Linguagens, Códigos e Redação no Vale
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
10/02/2020
Previsão de Fim:
23/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
150
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
São João do Jaguaribe
Limoeiro do Norte
Alto Santo
Formas de Avaliação:
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ritacy de Azevedo Teles
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cristiane da Cruz Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/02/2020 23/12/2020
Emly Lima Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/02/2020 23/12/2020
Larissa Pinheiro Xavier IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/02/2020 23/12/2020
Lazaro Rodrigues Tavares IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/02/2020 23/12/2020
Leopoldina Ramos de Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/02/2020 23/12/2020
Ritacy de Azevedo Teles IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 10/02/2020 23/12/2020
Valquiria Gomes Duarte IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/02/2020 23/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Núcleo de Linguagens do Vale Jaguaribe Programa
Apresentação
O projeto Linguagens, Códigos e Redação no Vale inclui ações de ensino, discussão e exercitação de procedimentos para a construção da redação Enem e para a solução da prova de Linguagens e Códigos do certame. Envolve discentes, docentes e outros indivíduos dispostos a vivenciar as experiências ofertadas, com predominância de participantes de Tabuleiro do Norte e de municípios próximos.
Justificativa
São de importância indiscutível a estimulação e a orientação adequadas à construção do texto-dissertativo-argumentativo exigido pelo Enem e a compreensão do trabalho necessário para o exercício da interpretação de linguagens e códigos de uma de suas cinco avaliações. Docentes de língua portuguesa e outros profissionais não podem deixar de se ater a esses aspectos, pois, assim, contribuirão para a conquista discente de bons resultados no contexto Enem e no adentramento da universidade no país. Os institutos federais devem, além de cumprir seu papel de preparação técnica de excelência, corroborar para tal conquista nos entornos em que se inserem.
Público Alvo
Alunos, professores e outros indivíduos de Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, São João do Jaguaribe e Alto Santo.
Objetivo Geral
Contribuir para o aprimoramento docente na preparação de discentes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para a conquista de bons resultados por estes.
Objetivo Específico
Apresentar, exercitar e discutir procedimentos relativos ao ensino e à prática da produção textual e à resolução da prova de Linguagens e Códigos do Enem.
Metodologia
O projeto se realizará em quatro fases. A primeira compreende uma mesa-redonda com data provável de 24/04/2020, no horário das 10h às 13h e das 14h às 18h. A Mesa será composta por professores com experiência na supervisão e na prática de avaliação da redação Enem e por professores do Ensino Médio que exercitam com seus alunos a preparação para a prova, e o evento terá como público docentes, discentes, coordenadores, pedagogos e diretores de escolas de Tabuleiro do Norte e de municípios vizinhos. A segunda fase terá oficina de produção e de correção de textos por professores que tenham participado do primeiro evento, que debaterão seus textos, suas correções e procedimentos com base nas discussões já ocorridas. Está prevista para sua realização a data de 29/5/2020, das 10h às 13h e das 14h às 18h. A terceira fase consistirá em palestra de explanação sobre competências e habilidades exigidas na prova de Linguagens e Códigos do Enem e sobre estratégias a explorar para sua resolução. Serão convidados professores com estudos e produções no âmbito, e o público-alvo da explanação será constituído de docentes e discentes, como no primeiro evento. A data provável de sua realização será 26/6/2020. Nos meses de fevereiro, março e abril, será feito planejamento dos eventos, programação, seleção de materiais, divulgação e convites aos participantes. A quarta fase do projeto se realizará em etapas de agosto a novembro. Ao fim de agosto, de setembro e de outubro, serão disponibilizados no portal do campus vídeos e textos de orientação para a prova de redação, bem como sugestão de temas e propostas. No mês de novembro, na primeira semana após o certame, será disponibilizado comentário sobre a prova de redação. A cada evento e etapa do projeto, haverá avaliação das respectivas atividades pelos participantes.