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Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
O mundo invisível: ensinando Microbiologia nos ensinos fundamental e médio das escolas de Paracuru, Ceará.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
03/02/2020
Previsão de Fim:
30/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
180
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Valdineia Soares Freitas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriana Costa da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/02/2020 30/06/2020
Adrielly Rodrigues das Chagas IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/02/2020 30/06/2020
Antonio Wellington Martins de Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/02/2020 30/06/2020
Beatriz de Sousa Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/02/2020 30/06/2020
Ileane Oliveira Barros IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/02/2020 30/06/2020
Joana Darc Lourenco Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/02/2020 30/06/2020
João Vianei Xavier Santos Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/02/2020 30/06/2020
Jose Jadson Sales de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/02/2020 30/06/2020
Juliana Monte Mesquita Andrade IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/02/2020 30/06/2020
Marcio Alberto Freitas Marques dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/02/2020 30/06/2020
Renan Baltazar Diana IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/02/2020 30/06/2020
Samuel Santos do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/02/2020 30/06/2020
Sara Oliveira Alexandre IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/02/2020 30/06/2020
Valdineia Soares Freitas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/02/2020 30/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Microbiologia (do grego mikros “pequeno”; bios “vida”; logos “estudo”), tem por finalidade estudar os micro-organismos, esses compreendem as bactérias, os fungos, os vírus, as algas unicelulares e os protozoários (TORTORA; FUNKE; CASE, 2012). Essa ciência abrange ainda, o entendimento das funções que os micro-organismos desempenham no ambiente como um todo. Para Madigan et al. (2010), a Microbiologia é uma ciência de base dentro das Ciências Biológicas, já que esta ciência trata de organismos que afetam todo o funcionamento da natureza. Ainda para esses autores, "A ciência da Microbiologia abrange dois temas: (1) o entendimento dos processos básicos da vida, e (2) a aplicação de nosso entendimento acerca da Microbiologia para beneficio da humanidade". O termo micro-organismos engloba por definição os organismos que não podem ser vistos a olho nu (MADIGAN et al., 2010; TORTORA; FUNKE; CASE, 2012; SPOLIDORIO; DUQUE, 2013; BROOKS et al., 2014). Esses constituem um grupo grande e diversificado de organismos uni e pluricelulares; bem como seres acelulares como os vírus e os príons (TORTORA; FUNKE; CASE, 2012; SPOLIDORIO; DUQUE, 2013; BROOKS et al., 2014). “Uma peculiaridade do ensino de Microbiologia refere-se à necessidade de atividades que permitam a percepção de um universo totalmente novo, o universo dos organismos infinitamente pequenos”. Esta experiência deve ser bastante expressiva para causar mudança de costumes e ações por parte dos que integram o processo de ensino-aprendizagem dos assuntos relativos à Microbiologia (BARBOSA; BARBOSA, 2010). Foi observado por Reginaldo, Sheid e Gullich (2012), que existe dificuldade por parte do aluno em associar o conteúdo visto em sala de aula com o meio em que ele está inserido. Além disso, para esses autores o aluno não consegue fazer associação de situações de sua vivência com os conteúdos ministrados pelo professor. Portanto, torna-se de fundamental importância o desenvolvimento de novas estratégias de ensino-aprendizagem que amparem os alunos de cursos de licenciatura e docentes para que eles revelem aos alunos o conhecimento acerca dos micro-organismos e a sua vasta aplicabilidade na vida da sociedade (KIMURA et al., 2013; SILVA; BASTOS, 2012).
Justificativa
O projeto foi realizado no semestre 2019.2 e continuará no semestre 2020.1. A Microbiologia básica serve como alicerce para o entendimento dos micro-organismos, suas aplicações e interações com o meio ambiente. É desse modo que se faz necessário uma reavaliação do método como estão sendo ministrados os conteúdos relacionados a esta disciplina na Educação Básica, tendo em vista que suas especificidades estão bem próximas do cotidiano dos alunos. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais não há enfoque específico para o ensino de Microbiologia. Dessa maneira, o presente projeto destina-se a apresentar a relevância de se ampliar o ensino da Biologia (Microbiologia), inserindo-o nas relações do cotidiano. De acordo com Cassanti et al., (2008): “O conhecimento básico sobre Microbiologia é muito importante para nos tornarmos indivíduos mais conscientes em nosso dia-a-dia, principalmente porque essa área está diretamente relacionada à nossa higiene pessoal e saúde, bem como a inúmeros outros aspectos relacionados ao funcionamento do meio ambiente. Desta forma, o tema merece especial destaque no Ensino Básico.” (CASSANTI et al., 2008, pág. 2). Ademais, de acordo com o PCN Ciências Naturais (1998) torna-se indispensável considerar o desenvolvimento cognitivo dos discentes, associando a suas experiências, sua idade, sua identidade cultural e social, e os diferentes significados e valores que as Ciências Naturais podem ter para eles, para que a aprendizagem seja significativa. Sendo importante também, que todos os educandos, independente do seu nível social e escolar, possam apropriar-se do conhecimento sobre Microbiologia, aproximando o conteúdo ao seu dia-a-dia. Pois, a agregação dos conhecimentos prévios com aulas teórico-práticas, proporciona ao aluno contato direto com os eventos estudados, construindo nele um pensamento crítico através da resolução e investigação de problemas. Somando-se ao exposto, oportunizar aos alunos de cursos de licenciatura vivências práticas que contribuam para sua formação, também é essencial para a construção de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho.
Público Alvo
Alunos do 7º ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio das escolas de Paracuru, Ceará.
Objetivo Geral
Apresentar aos alunos do 7º ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio das escolas de Paracuru, Ceará temas relacionados à Microbiologia de forma prática e lúdica a fim de promover o processo de ensino-aprendizagem dos mesmos e dos alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE, campus Paracuru.
Objetivo Específico
- Propiciar o intercambio entre os alunos da Educação Básica das escolas de Paracuru, Ceará e os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE, campus Paracuru; - Elaborar oficinas que possam ser utilizadas como ferramenta de apoio na compreensão de conceitos científicos relacionados à Microbiologia; - Permitir que alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE, campus Paracuru tenham a possibilidade de aperfeiçoar o seu potencial acadêmico, assegurando-lhes a formação de profissionais mais competentes; - Fornecer aos alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE, campus Paracuru espaço para a iniciação da prática pedagógica docente, mediante o planejamento, a elaboração, a realização e a avaliação de oficinas;
Metodologia
Serão realizados encontros semanais com duração de 2 horas com os membros docentes e discentes do projeto para a discussão, o planejamento e a elaboração das oficinas que abordarão os seguintes temas: histórico da Microbiologia e a invenção do microscópio, algas microscópicas, bactérias, fungos, vírus, viroides e prions e suas relações com a saúde e o meio ambiente. As oficinas serão realizadas nas dependências do IFCE, campus Paracuru com periodicidade mensal e duração de 4 horas, sendo ministradas pelos membros discentes do projeto sob a supervisão de um docente. Os alunos oriundos das escolas da Educação Básica serão convidados a participar das oficinas por meio de contato a ser realizado através de visita as unidades escolares de ensino fundamental e médio de Paracuru, Ceará. Serão realizadas 3 oficinas por dia com 20 alunos cada devido à capacidade máxima dos laboratórios que serão utilizados. As oficinas poderão contemplar atividades como jogos, vídeos, atividades práticas, atividades de pesquisa dentre outros, a serem definidos e planejados nos encontros semanais dos membros do projeto. Ao término de cada atividade será feita uma avaliação com o intuito de aferir se as metodologias aplicadas permitem o alcance dos objetivos propostos no presente projeto.