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Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Sons do Brasil: projeto de difusão da música brasileira - 2ª edição
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
14/02/2020
Previsão de Fim:
26/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itapagé
Itapipoca
Paracuru
Tururu
Umirim
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Participação
Relatório
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renato Mendes Rosa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Joao Victor Miranda Leao dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/02/2020 26/06/2020
Renato Mendes Rosa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/03/2020 26/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Educação do Município de Itapipoca Não
CREDE 2 Itapipoca Não
Secretaria de Cultura e Turismo de Itapipoca Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto tem como objetivo fomentar a difusão da música popular brasileira no âmbito da comunidade interna e externa ao campus do IFCE de Itapipoca/CE. Entende-se que oportunizar o conhecimento do patrimônio musical brasileiro pode auxiliar em uma formação cultural que vai para além daquelas impostas pelas mídias abertas e a indústria do entretenimento. Propõe-se, assim, a criação de um grupo musical formado pelos professores de música do campus Itapipoca, Renato Mendes Rosa (violão) e João Victor Miranda Leão dos Santos (piano e harmônica) e estudantes participantes selecionados por meio de chamada pública. O projeto realizará suas atividades a partir de uma temática norteadora, isto é, um recorte histórico-musical que organizará o trabalho de pesquisa, a prática de repertório e as apresentações didático-musicais nos diversos espaços educativos e culturais do município. Um dos intuitos da proposta é dar continuidade à primeira edição do projeto, executado no segundo semestre de 2019, na qual se desenvolveu o trabalho a partir da obra do poeta e compositor Vinícius de Moraes. Entretanto, a temática que conduzirá a atuação no primeiro semestre de 2020 será "O choro, o samba e suas origens". Para efetivação das tarefas nessa proposta, ocorrerá uma parceria e diálogo com o projeto Editoração de Partituras Nacionais (E.P.N.), cadastrado no SIGPROEXT e coordenado pelo prof. João Victor Miranda Leão dos Santos, que tem por objetivos o levantamento, a coleta, a editoração e a adaptação de partituras de músicas brasileiras em domínio público. Assim, a produção de arranjos e partituras contribuirá efetivamente para as ações e performances musicais do projeto Sons do Brasil. Com isso, espera-se movimentar as ações musicais e culturais na comunidade itapipoquense e difundir a escuta da música popular brasileira entre músicos, estudantes de escolas públicas e pessoas interessadas nas artes de modo geral.
Justificativa
Um dos documentos que estabelece as políticas para a extensão universitária no país (FORPROEX, 2012) prevê a associação entre as práticas extensionistas e as políticas públicas em cada área de atuação. Dentre as áreas prioritárias de articulação previstas no documento está a “promoção do desenvolvimento cultural, em especial a produção e preservação de bens simbólicos e o ensino das artes“ (FORPROEX, 2012, pág. 27). O Plano Nacional de Cultura (BRASIL, 2010), em seu texto setorial da área de música, estabelece algumas diretrizes para as políticas públicas da cultura no âmbito musical. Dentre as diretrizes estão o incentivo à difusão da diversidade da música brasileira, a democratização do acesso da música brasileira enquanto um bem cultural e o incentivo à descentralização do acesso ao consumo da música (PNC, 2010, pág. 57 e 63). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996), em sua alteração pela lei 11.769, de 2008, (ratificada pela lei 13.278, de 2016, Art. 26, § 6º) prevê a obrigatoriedade da música enquanto componente curricular nas escolas de educação básica. Assim, as escolas devem oferecer o conteúdo musical dentre suas ações pedagógicas e/ou disciplinas ofertadas, específicas ou não. Baseado nos documentos normativos para a extensão universitária, para as políticas públicas da cultura e para as diretrizes da educação no Brasil, respectivamente, o presente projeto busca promover a intersecção entre Extensão, Cultura e Educação. Assim, primeiramente, justifica-se a execução desse projeto por estar alinhado às normativas nacionais e legislações vigentes no país. Além das questões de ordem legal, o fomento à difusão e à memória da música popular brasileira fazem-se necessárias, pois compreendemos que a preservação do patrimônio histórico-cultural constitui uma das bases para construção simbólica das identidades de um povo. Nesse sentido, entendemos que oportunizar o conhecimento desse patrimônio, promover a compreensão dos modos de produção e articulação social desses objetos culturais e, sobretudo, oferecer a escuta da música produzida ao longo da história do país pode auxiliar em uma formação cultural que vai para além daquelas impostas pelas mídias abertas e a indústria cultural. Não queremos, desse modo, negar o papel e o lugar da indústria cultural na sociedade e na construção identitária dos sujeitos, mas oportunizar o acesso a outras formas de se produzir música que os jovens não teriam alcance por meio do cenário midiático atual. Promovem-se, assim, a democratização e a descentralização do acesso ao consumo da música, conforme previsto no Plano Nacional de Cultura citado anteriormente. Por fim, de modo a ilustrar essas justificativas apresentadas, faz-se necessária a contextualização da área de música na cidade de Itapipoca. O município possui vários músicos, estudantes e professores de música que atuam em diferentes frentes de trabalho. No entanto, a maior parte das escolas públicas de educação básica (estaduais e municipais) não ofertam a disciplina música ou possuem em seu quadro docente, profissionais com formação em música. Assim, o projeto, em parceria com as instituições de educação e cultura do município, buscará também fomentar o espaço da música nas escolas de educação básica. No sentido de mitigar parte dessas demandas educacionais, consideramos que o projeto de extensão proposto pode vir a contribuir na movimentação cultural do município e auxiliar a preencher parte das lacunas apresentadas pela comunidade musical local.
Público Alvo
- Músicos e estudantes de música da cidade de Itapipoca e região; - Comunidade externa interessada na área cultural e musical; - Estudantes da educação básica de escolas públicas da cidade de Itapipoca e região; - Estudantes de instituições de ensino superior de Itapipoca; - Instituições de promoção da cultura do município de Itapipoca.
Objetivo Geral
Fomentar a difusão da música popular brasileira no âmbito da comunidade interna e externa ao campus do IFCE de Itapipoca/CE.
Objetivo Específico
 Realizar pesquisa sobre a história do choro e do samba, considerando seus papéis na construção identitária da música popular brasileira;  Promover apresentações didático-musicais em espaços de educação e cultura do município de Itapipoca;  Fomentar a difusão da música popular brasileira em instituições públicas de educação básica;  Realizar, semanalmente, atividades de ensino por meio dos ensaios entre os professores, alunos e comunidade do IFCE campus Itapipoca;  Promover, eventualmente, ensaios abertos comunidade da comunidade Itapipoquense.
Metodologia
Com a finalidade de efetivar os objetivos descritos, bem como promover o desenvolvimento do projeto de extensão, propõe-se que as atividades sejam realizadas em quatro partes, a saber: (i) mapeamento, planejamento e pesquisa; (ii) execução das apresentações didático-musicais; (iii) publicização e avaliação final. (i) Mapeamento, planejamento e pesquisa: Inicialmente, a equipe do projeto, composta professores e estudantes participantes, deverá realizar o mapeamento dos espaços que poderão ser contempladas no projeto. Assim, buscar-se-á junto às escolas, professores, secretarias de educação e cultura municipais, CREDE (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação) e espaços de cultural em geral os locais para realização das atividades propostas. Esse mapeamento é importante no início do projeto, pois é a partir da escolha desses locais que o formato final das atividades será delineado. Com base nessas especificidades de local e público o planejamento das atividades deverá ser realizado. Nesse momento, ocorrem as atividades de pesquisa, sobre o tema norteador, seleção de repertório, criação dos arranjos, editoração das partituras (em parceria com o projeto “Editoração de Partituras Nacionai), ensaios musicais, produção de material didático e produção dos eventos (divulgação e logística). (ii) Execução da apresentações didático-musicais: As apresentações didático-musicais têm como característica uma discussão temática intercalada com exemplos musicais executados ao vivo. Elas se diferem de outras formas de apresentações musicais, pois o formato e o repertório possuem uma finalidade pedagógica. Assim, elas associam apreciação e escuta com as informações discutidas previamente. Essas discussões podem ser relacionadas às questões histórico-socais das obras, gêneros e compositores, mas também podem apresentar conteúdos musicais que conduzam a experiência estética dos ouvintes. (iii) Publicização e avaliação final A publicização das atividades do projeto de extensão será realizada por meio redes sociais oficias da instituição. Por fim, a avaliação final consiste em verificar, junto a equipe de execução e os estudantes envolvidos, como ocorreram as atividades previstas no projeto e a efetividade das ações. Além disso, a avaliação consiste em uma auto avaliação qualitativa de cada participante a fim analisar o que funcionou durante a execução das atividades.