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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Curso Básico em Boas Práticas de Higiene para Manipuladores de Alimentos - Módulo 1
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Segurança Alimentar e Nutricional
Data de Início:
11/02/2020
Previsão de Fim:
17/02/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Prova
Questionário
Relatório
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Raquel Simoes Monteiro Alves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisca Kaline Pereira de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 9 11/02/2020 17/02/2020
Janaina Morais Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 9 11/02/2020 17/02/2020
Raquel Simoes Monteiro Alves IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 9 11/02/2020 17/02/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ação consiste em um Curso básico em boas práticas de higiene na manipulação de alimentos voltado para serviços de alimentação de pequeno porte (padarias, restaurantes, lanchonetes, cantinas escolares, etc) com carga horária de 10h divididas em 5 encontros de 2h. O Módulo 1 vai abordar conteúdos relacionados às principais Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), o binômio tempo temperatura, o conceito de contaminação cruzada e a importância da higiene e saúde dos manipuladores de alimentos.
Justificativa
As legislações que exigem a implantação de Boas Práticas de Higiene na Manipulação de Alimentos possuem abrangência nacional e surgiram da necessidade de melhorar as condições higiênico sanitárias em estabelecimentos produtores/manipuladores de alimentos e assim minimizar os riscos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) na população. As DTAs são uma importante causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo, são transmitidas pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados. Dentre os agentes etiológicos estão os vírus, parasitos, príons, bactérias e suas toxinas. Embora as DTAs representem um problema de saúde pública nacional e envolva conhecimentos e habilidades relativamente simples por parte dos manipuladores, estabelecimentos de pequeno porte investem muito pouco em tempo e recursos na capacitação de seus manipuladores, especialmente em municípios do interior do estado. Isto se dá tanto pela baixa fiscalização nestes estabelecimentos, como também a dificuldade em promover este tipo de ação continuamente como a legislação recomenda. O Curso visa suprir essa demanda e contribuir com a saúde dos usuários destes serviços.
Público Alvo
Trabalhadores de serviços de alimentação de pequeno porte (cantinas escolares, padarias, restaurantes, lanchonete)
Objetivo Geral
Capacitar pessoas que trabalham na manipulação de alimentos a adotarem boas práticas na produção de alimentos seguros e saudáveis.
Objetivo Específico
Conhecer os perigos nos alimentos e formas de eliminação e controle Aprender conceitos básicos sobre boas práticas de higiene na manipulação de alimentos Analisar a aplicação das boas práticas em local de trabalho e elaborar plano de medidas corretivas
Metodologia
Para ministração do conteúdos serão usadas aulas expositivas e práticas, demonstrações e dinâmicas, exibição de vídeos e oficina culinária. E quanto aos métodos de avaliação, foram adotados: 1. Participação e engajamento nas atividades propostas no processo de formação; 2. Assiduidade e pontualidade durante a formação; 3. Cumprimento das tarefas propostas pelo grupo; 4. Instrumento de medição do conhecimento aplicado no primeiro dia e último dia de curso; 5. Encontro para roda de avaliação da atividade.