Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Experimentações em Audiovisual de Baixo Custo
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Visuais
Data de Início:
27/02/2020
Previsão de Fim:
26/02/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
400
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Charles Vasconcelos Vale
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Charles Vasconcelos Vale IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 27/02/2020 26/02/2021
David Willi de Sena Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 27/02/2020 26/02/2021
Yôsef Gomes Oliveira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 27/02/2020 26/02/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
MOSAICO Programa
Apresentação
No final do século XIX surgia o cinema, através de um experimento técnico chamado por seus criadores (os irmãos Lumière) de cinematógrafo. No entanto, a criação desta linguagem artística só foi possível devido à diversas experimentações antecedentes, uma delas e talvez a maior foi a fotografia, surgida a mais de cinco décadas antes do cinematógrafo. O cinema apesar de ter mais de um século de existência ainda pode ser considerado uma arte relativamente recente; se comparado com a pintura, por exemplo, que já existia na pré-história. A cada dia artistas do mundo todo tentam contribuir para a expansão desta arte, de fato, uma das mais democráticas e acessíveis, visto que é uma das poucas artes que consegue reunir, ao mesmo tempo, entretenimento e reflexão. O presente projeto busca nesse contexto ir além da fruição cinematográfica, buscando proporcionar experimentações e práticas em audiovisual, utilizando recursos tecnológicos de baixo custo aos moradores do município de Aracati-CE e adjacências.
Justificativa
Experimentar o cinema a partir de ferramentas acessíveis, como por exemplo, um smartphone - é um modo de produzir reflexão, pesquisa e educação através de recursos que os alunos já dispõem em seu cotidiano, criar essa aproximação entre arte e vida, assim como entre pesquisa e cotidiano é de suma importância para esta comunidade a qual o projeto se volta. Nesse sentido, buscamos com essas ações possibilitar a produção artística autoral a partir das referências e materialidades já disponíveis nesta comunidade.
Público Alvo
- Alunos oriundos de escolas da rede pública municipal/estadual dos níveis fundamental II e médio; - Alunos de cursos superiores de instituições privadas com interesse na proposta, tais como: Faculdade Vale do Acaraú (FVJ); Pitágoras; Uniasselvi etc.
Objetivo Geral
Fomentar a produção artística autoral através da linguagem audiovisual por meio de equipamentos de baixo custo.
Objetivo Específico
- Criar experimentações em audiovisual (gêneros; formatos; técnicas etc.); - Promover adaptações e/ou releituras fílmicas; - Estimular a produção artística autoral; - Criar um canal no Youtube com o objetivo de divulgar os produtos e processos de criação do projeto; - Estudar a linguagem cinematográfica através de poéticas visuais.
Metodologia
O projeto terá uma abordagem primordialmente prática, buscando trabalhar experimentações em audiovisual com materiais de baixo custo. Utilizaremos, para tanto, equipamentos de uso cotidiano (não profissional), tais como: câmeras de uso amador, smartphone, programas de edição acessíveis (softwares livres) e estética fílmica alternativa - visando produzir experimentos em curta-metragem a partir de tecnologias e procedimentos relativamente simples, contudo que tenham resultados visualmente interessantes. Boa parte do projeto será dedicada a prática e criação em audiovisual, sendo outra parte dedicada às noções mais elementares e relativas a pré-produção de um curta-metragem e oficinas de realização, ou seja, a maior parte do projeto tem como foco exercitar a criação artística tendo como meio o cinema e o audiovisual. Vale salientar ainda que ao final do projeto deseja-se a socialização dos resultados juntos não apenas à comunidade desta instituição, mas o projeto propõe a divulgação dessas obras no ambiente virtual tendo como mídia principal o Youtube, para tanto, será criado um canal nesta rede social com a finalidade de expor não apenas os produtos finalizados, mas que ele funcione igualmente, como uma espécie de “making of”, para expormos os processos de criação.