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Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ESPORTE COLETIVO: iniciação esportiva com alunos da rede pública de ensino
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
02/03/2020
Previsão de Fim:
14/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Questionário
Testes Subjetivos
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Oliveira Alves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Joao Oliveira Alves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/03/2020 14/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Adolescência é uma fase cheia de conflitos e transformações no âmbito físico, social e psicológico. Uma fase da vida compreendida entre os 10 e 19 anos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), marca-se pela procura de uma identidade (AQUINO et al., 2003). Muito se fala nos benefícios da prática de exercícios físicos para melhora da saúde, mas nessa fase os benefícios perpassam o da saúde física, indo até a esfera mental e social, principalmente quando os exercícios são lúdicos e envolve o trabalho coletivo. A grande quantidade de crianças e adolescentes sedentários e com hábitos alimentares longe de serem considerados saudáveis são os maiores vilões pelo aumento dos números de sobrepeso e obesidade nesta fase (MONDINI & MONTEIRO, 1998 apud SILVA et al., 2009). A obesidade se caracteriza por um aumento da quantidade do tecido adiposo, constituindo um distúrbio nutricional resultante do balanço positivo de energia na relação ingesta-gasto calórico, e que, surgindo precocemente como é o caso nas crianças e adolescentes, pode expô-las às mais variadas complicações de âmbito psicossocial, pois há isolamento e afastamento das atividades sociais devido à discriminação e à aceitação diminuída pela sociedade. Contudo, no âmbito da saúde os riscos também são graves, uma vez que pode acarretar problemas cardiovasculares, respiratórios, diabetes mellitus, cardiopatias, hipertensão arterial, dislipidemias, entre outros distúrbios que se não tratados podem vir a se perpetuar na vida adulta, já que estas crianças têm risco aumentado de se tornarem adultos obesos (SILVA et al., 2005). Por isso a inserção de exercícios físicos bem orientados nesta fase é essencial para manutenção de um perfil lipídico ideal. Estudos mostram que a pratica de exercícios físicos nesta fase ira facilitar a continuidade das práticas na vida adulta, impedindo a criança ou adolescente de se tornar um adulto sedentário. Atualmente considera-se a prática de exercícios físicos na adolescência como um determinante para uma vida adulta mais ativa (TROST et al., 2002 apud AZEVEDO JUNIOR et al., 2006). Os estilos de vida são tudo que se realiza no seu dia a dia, sendo resultado das experiências sociais, das práticas corporais, da educação e de todos os mecanismos de interação da sociedade atual. Os contextos em que cada cidadão se encontra, são fatores que atuam na sua formação, nas suas atitudes, nos seus valores, determinam suas opções e seus hábitos (BURGOS, 2009). Iniciativas para incentivar a prática de exercícios nesta fase são sempre benéficas e os esportes coletivos constituem ferramentas fundamentais como auxilio a estes objetivos, principalmente os esportes de quadra, sejam pela sua ludicidade, seja pelo baixo custo de sua estrutura e ferramentas.
Justificativa
O esporte coletivo de quadra ultrapassa o simples conhecimento de desporto. Através deste, pode-se ensinar valores como honestidade, companheirismo, honra, valor do trabalho, amizade, dentre muitos que podemos citar. A criança de hoje será o adulto de amanhã e sua formação física, cognitiva e psicossocial depende dos adultos de hoje, dos profissionais que trabalham diretamente com a educação, seja no âmbito da saúde ou da escola; a utilização do esporte como mecanismo para desenvolver essas capacidades é comprovadamente eficiente, pois através deste, pode-se desenvolver capacidades como a coordenação visual-motora, agilidade, percepção espaçotemporal, equilíbrio e uma infinidade de habilidades motoras; esse foi um dos motivos que levaram à proposta de execução deste trabalho. A região onde será aplicado este projeto é uma área carente de ações como esta que incentive a prática de exercícios físicos e do esporte, visando à melhora pessoal e coletiva. Melhora pessoal deve-se aos fatores já citados além dos benefícios na manutenção da saúde e prevenção de doenças; quanto à coletiva deve-se ao fato do incentivo ao desenvolvimento de projetos como este que leve o esporte para crianças de todas as faixas etárias, credos, níveis sociais e áreas da cidade, para que o esporte desta região seja mais bem quisto e que outros tipos de modalidades sejam praticados a fim de fornecer para os jovens da região uma gama de experiências que os ajudem na formação de um esporte de nível elevado; que aprendam a trabalhar coletivamente, respeitando os seus limites e principalmente o do seu próximo. Nesse sentido este projeto é de grande importância para a experiência e incentivo da prática de esportes coletivos no meio social, disseminando praticantes de esportes de maneira séria e organizada, através do planejamento continuado de atividades renováveis. A contribuição para a região será fornecer para aqueles que gostam e/ou almejam levar adiante as práticas vivenciadas possam ter a chance de fazê-lo, e os que não forem seguir adiante como desportista, tenham guardado dentro deles toda a aprendizagem adquirida através das experiências com esporte.
Público Alvo
Os adolescentes da cidade de Acopiara-CE que morem ou estudem na rede pública, vinculados a esta unidade de ensino através de inscrição e que se encontrem entre 12 e 18 anos.
Objetivo Geral
Desenvolver a prática de esportes através das atividades de iniciação esportiva bem como oportunizar a atividade física aos alunos e interessados na comunidade local. Contribuindo com o desenvolvimento humano, social e esportivo, bem como a redução de índices de criminalidade, transformação social e melhoramento da qualidade de vida.
Objetivo Específico
- Incentivar a prática dos esportes coletivos de quadra no meio social; - Utilizar o esporte como mecanismo para o lúdico; - Ensinar a fortalecer valores humanos por meio do esporte; - Ampliar o conhecimento de uma parte da população acerca de outros esportes que não o futebol; - Propiciar uma melhora no condicionamento físico de seus participantes; - Preparar atletas através de programas de treinamento de modo a capacitá-los a um bom desempenho individual e um bom trabalho coletivo; - Incentivar a aquisição do gesto técnico correto da modalidade específica; - Oportunizar momentos inesquecíveis para os participantes do projeto adquiridos através do esporte; - Desenvolver uma forma alternativa sobre como se enxerga e se trata o esporte na comunidade acopiarense; - Divulgar a marca do Instituto na região através do projeto, e da participação nas competições, consolidando entre os jovens que serão futuros alunos, os conceitos de educação profissional.
Metodologia
Inicialmente, o projeto visa atender alunos da rede publica de ensino com formação de turmas mistas. Serão ministradas aulas práticas e treinos de equipes específicas em quadra poliesportiva a ser designada. As aulas e treinos serão realizados em turno contrário às aulas dos alunos. Os primeiros dias serão para divulgação do projeto nas escolas e comunidade, sendo esta realizada na ultima quinzena de fevereiro de 2020; serão formadas parcerias com as escolas do município de Acopiara-CE, estas ficaram responsáveis pela intermediação das informações e referenciarão os alunos para o projeto. O acompanhamento dos alunos nas escolas, através de suas notas e avaliação de comportamento será feito pelo coordenador do projeto em conjunto com a escola que o aluno esteja matriculado, sendo critério de exclusão do participante a performance escolar. Após reunião com os responsáveis legais pelo adolescente, estes deverão assinar um Temo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), permitindo então a participação do adolescente no projeto, e se comprometendo a participar ativamente do ensino de seu dependente. No TCLE estará ainda à permissão para viagens e participação de torneios e/ou liberação para a publicação de dados para trabalhos acadêmicos futuros.